18/02/2017

A DPC FALA SOBRE O FUTURO DO MARINHEIRO PROFISSIONAL DE ESPORTE E RECEIO.

A lei que trata da profissão do Marinheiro de Esporte e Recreio brasileiro, ao que parece, está muito perto de ser aprovada. 
Digo isso, com base nas últimas informações oficiais obtidas no site da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis.


Prefeito de Angra dos Reis
Foto-Divulgação:
Vice-Almirnate Lima Filho e o Prefeito de Angra dos Reis Fernando Jordão.
Site Oficial - Prefeitura de Angra dos Reis-RJ

Nesse rumo, em 03FEV17, na cidade de Angra dos Reis-RJ, um claro sinal brilhou como a luz de um farol, onde o atual diretor da DPC - Diretoria de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho falou aos presentes sobre o “futuro” dos profissionais da marinha de esporte e recreio.


ANGRA DOS REIS, MARINHEIRO DE ESPORTE E RECREIO

Foto-Divulgação:
Apresentação DPC - 03FEV17 - Angra dos Reis-RJ.
Grupo Amigos do Mar


Quem lá esteve, compartilha comigo o mesmo sentimento, pois é pouco provável que o Comandante da DPC (***), jamais diria sobre as alterações que fará na NORMAM-03 e legislação correlata, caso não tivesse a mínima convicção de que o PL 5812∕13 (tramita em conjunto com o PL 6106∕13) não seria aprovado. É a minha impressão do que li no site da prefeitura de Angra dos Reis-RJ.

Em seguida, outros parlamentares apoiaram a causa marinheira e também apresentaram seus projetos. Vejamos.

- Em 08JUN2005 - Dep. Federal Telma de Souza – PL 5401∕05;
- Em 18SET2007 - Dep. Federal Jilmar Tatto – PL 270∕07;
- Em 21JUN13 - Dep. Federal Fernando Jordão (atual prefeito de Angra dos Reis) – PL 5812∕13;  
- Em 14AGO13 - Dep. Federal Manoel Junior (atual vice-prefeito da cidade de João Pessoa-PB) – PL 6106∕13.
- Em 25NOV15 - Dep. Federal João Paulo Tavares Papa – na qualidade de relator na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, obteve êxito na aprovação, por unanimidade, do seu TEXTO SUBSTITUTIVO aos PL 5812∕13 e PL 6106∕13. Saiba mais aqui.
- Em 16AGO16 – Dep. Federal Geovânia de Sá – relatora na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, apresentou relatório em favor dos MPER e foi aprovado. Saiba mais aqui.
Agora é a vez da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) analisar as proposições já citadas e na forma do texto substitutivo, aprova-lo. 
A honrosa missão está nas mãos da carioca e Dep. Federal Soraya Alencar dos Santos, do PMDB-RJ, que na qualidade de relatora, apresentará o seu relatório (favorável ou não) aos seus pares de Comissão.
Ao que tudo indica, será favorável como já adiantei acima.
Vamos aguardar o melhor resultado, pois o que se espera é que o Parlamento Brasileiro faça justiça aprovando de vez essa lei, tornando realidade o sonho dos MPER, de serem reconhecidos como profissionais da marinha de esporte e recreio.
Parabéns ao prefeito de Angra dos Reis, Sr. FERNANDO ANTÔNIO CECILIANO JORDÃO pela iniciativa de reunir o Comandante da DPC, representante da Autoridade Marítima Brasileira (AMB) a fim de esclarecer o posicionamento da Marinha do Brasil em relação ao futuro dos MPER enquanto profissionais.
No mesmo grau de respeito, um Bravo Zulu à Marinha do Brasil, na pessoa do Sr Almirante Lima Filho, Comandante da DPC, pelos esclarecimentos que fez à classe marinheira de esporte e recreio.
Os MPER e respectivas entidades representativas SINTAGRE, SINDNAUTICO e a Associação de Marinheiros da Costa Verde que se fizeram presentes ao referido evento, estão igualmente de parabéns.
E se você se interessa por este assunto e quer saber mais, notadamente, sobre a luta da regulamentação da profissão dos MPER e os atores envolvidos nesta justa causa. Clique aqui .
Boa leitura e bons ventos a todos.

Luiz Eiroz
instrução náutica

Independente disso, a aprovação da lei é o que todos os Marinheiros Profissionais de Esporte e Recreio (MPER) querem, pois foi em 28OUT2003, que a deputada federal Laura Carneiro apresentou o PL nº 2367∕03, ou seja, o primeiro projeto em favor dos MPER.

(***) a Diretoria de Portos e Costas é subordinada à Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e representante da Autoridade Marítima Brasileira. A DPC é a Organização Militar da Marinha que oferece apoio técnico às 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Agências espalhadas pelo território nacional, além de orientar, regular, fiscalizar e certificar a formação de mão de obra para as atividades marítimas e portuárias.)  Fonte: DPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.