26/11/2022

CLASSIFICAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

CAPÍTULO 2 - NORMAM03 -  As embarcações serão classificadas como descrito a seguir: 

Áreas de navegação 

a) Mar aberto 

b) Interior 

Atividades ou Serviço 

a) Esporte e/ou Recreio

Propulsão 

a) Com propulsão 

b) Sem propulsão


Tipos e  definições de embarcações

1 - Anfíbia - Veículo capaz de operar tanto em terra, quanto na água com meios próprios.

2 - Apoio à Manobra - Embarcação empregada nas atividades de auxílio à movimentação de outras embarcações.

3 - Apoio a Mergulho - Embarcação empregada no auxílio às atividades de mergulho.

4 - Balsa - Embarcação de fundo chato, com ou sem propulsão própria destinada ao transporte de cargas ou passageiros.

5 - Bote - Barco de tamanho curto, sem convés, usado para pequenos serviços de transporte.

6 - Caiaque - Pequena embarcação com proa e popa semelhantes, dotada de um pequeno poço ao meio onde se assenta o remador.

7 - Caíque - Pequeno bote a remos, com proa e popa cortadas em painel. Possui três bancadas, uma central para o remador e as outras pequenas na proa e na popa para passageiros.

8 - Canoa - Pequena embarcação a remos de formato afilado, com popa fechada em painel e não dotada de leme.

9 - Escuna - Tradicionalmente, é um barco a vela com dois mastros. Atualmente há adaptações com motor de centro e acomodações para servirem de embarcações de esporte e recreio (atividades não comerciais). As escunas só poderão ser classificadas como esporte e/ou recreio desde que destinadas exclusivamente ao uso próprio ou familiar. Quando classificadas como esporte e/ou recreio será gravado no campo de observações do TIE que é vedado o seu emprego em atividades comerciais.

10 - Flutuante - Plataforma flutuante sem propulsão própria para emprego diverso.

11 - Hidroavião - Avião que pousa e decola da água.

12 - Hovercraft - Veículo anfíbio que se movimenta em consequência de um jato de ar dirigido para baixo, que produz um colchão de ar que sustenta a embarcação sem contato físico com o solo ou a água.

13 - Iate - Embarcação de esporte e/ou recreio com comprimento igual ou superior a 24 metros.

14 - Jangada - Embarcação a vela, típica do nordeste brasileiro, normalmente feita da ligação de cinco ou seis toros (paus) flutuantes, armando um só mastro com vela latina triangular, grande retranca ultrapassando a popa, leme de esparrela e bolina móvel no centro.

15 - Jet Boat - Tipo de lancha cuja propulsão é gerada por meio de um jato de água ejetado da parte traseira da embarcação. A água é extraída sob o barco e expelida com alta velocidade por uma bomba jato.

16 - Moto aquática - Embarcação que não possui leme e sua propulsão é gerada por meio de um jato da água ejetado da parte traseira da embarcação.

17 - Lancha - Embarcação rápida, de vários formatos e portes, com propulsão mecânica, normalmente utilizada para transporte de pessoal ou no esporte e/ou recreio.

18 - Multicasco (Catamarã, Trimarã, etc) - Embarcação constituída de dois ou três cascos paralelos ligados por uma estrutura rígida. As de dois cascos são chamadas de catamarã e as de três cascos (ou um casco central e dois balanceiros) chamadas de trimarãs.

19 - Passageiros - Embarcação destinada a transportar passageiros. 

20 - Saveiro - Embarcação construída normalmente em madeira. Nas originais e mais antigas até os pregos eram feitos de madeira. Os saveiros só poderão ser classificados como esporte e/ou recreio desde que destinados exclusivamente ao uso próprio ou familiar. Quando classificados como esporte e/ou recreio será gravado no campo de observações do TIE que é vedado o seu emprego em atividades comerciais.

21 - Traineira - Embarcação de pesca pequena, com a popa reta, destinada à utilização de redes (trainas) como instrumento para capturar peixes.

22 - Veleiro - Embarcação propelida por um velame (conjunto de velas de tecido de corte e cálculo apropriados) em um ou mais mastros e controlados por um conjunto de cabos chamado cordoalha. Possui quilha e leme apropriados que impedem a deriva e forçam o conjunto deslocar-se avante.

Bons ventos.

LUIZ BRITES - instrução náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe o seu comentário.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.